Projeto terá investimento de R$ 4,7 milhões e irá gerar empregos na região
O município de Ipu recebeu, na última sexta-feira (26/09), o lançamento da Pedra Fundamental da Usina Fotovoltaica da Kroma Energia, que dará início as obras do empreendimento O evento contou com a presença de representantes do Grupo Kroma, do deputado estadual Bruno Pedrosa e autoridades locais.
O projeto, com investimento de R$ 4,7 milhões, irá gerar até 100 empregos diretos e indiretos e terá capacidade instalada de 1,30 MWp, uma produção anual estimada de 2.741,20 MWh — energia suficiente para abastecer 1.500 residências. A obra envolve empresas locais e contribui para movimentar a economia da região.
Ao todo, serão 2.160 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 4 hectares, área equivalente a cinco campos de futebol. A expectativa é de que a usina evite a emissão de 80 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de 560 árvores.
Écliton Ramos, diretor de Soluções Energéticas da Kroma Energia, agradeceu a receptividade da população de Ipu e destacou o que a empresa quer trazer para o município. “O nosso intuito é trazer mais desenvolvimento para a região. Esse empreendimento irá gerar empregos e, além do desenvolvimento, trazer, de forma sustentável, geração de energia para empresas locais” afirmou.
Ainda durante o evento, o deputado Bruno Pedrosa, presidente da Frente Parlamentar das Energias Renováveis da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), reforçou a importância do empreendimento para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente de Ipu.
A inauguração da Kroma Energia representa um marco para o avanço das energias renováveis no Ceará e reforça a parceria entre setor público e privado para gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável.