Equipamento marca etapa decisiva na implantação do maior parque de geração da Kroma Energia
A Kroma Energia recebe, nesta quinta-feira (11/09), o primeiro transformador de força da WEG, parceira da comercializadora pernambucana na construção do Complexo Fotovoltaico Arapuá. O equipamento é um dos principais ativos componentes do sistema, que integra o maior parque de energia da empresa, localizado em Jaguaruana, no Ceará.
O aparelho será capaz de transformar 150 MVA (Megavolts-Ampère) de potência da energia gerada pelo Complexo, adequando-a para o envio ao sistema elétrico. A usina irá fornecer 34,5 kV (Quilovolts), e a tensão será elevada pelo transformador para 230 kV. Este é o nível indicado para o envio da energia para as linhas de transmissão da subestação coletora até o bay de conexão, ponto de entrada da usina no sistema elétrico nacional.
Como o Complexo Fotovoltaico Arapuá poderá produzir até 200 MW, serão utilizados dois transformadores para suportar a carga total. O segundo equipamento está previsto para ser instalado ainda em outubro, e os testes de energização, para o início de novembro.
“A parceria entre Kroma e WEG para a execução deste projeto foi fundamental para garantir a entrega dentro do prazo e dos custos estipulados. Esse é um passo importante para assegurar a eficiência e a confiabilidade do parque, que representa um marco na estratégia de crescimento da Kroma no setor de energia renovável”, afirma Alexandre Guerra, gerente de projetos da Kroma/Arapuá.
Complexo Fotovoltaico Arapuá
Com previsão de operação comercial para o primeiro trimestre de 2026, o Complexo Arapuá terá capacidade instalada de 247 MWp e deve produzir cerca de 537 GWh por ano, o suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. Ao todo serão 388.800 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 460 hectares, equivalente a 644 campos de futebol.
Este é o maior parque solar já desenvolvido pela Kroma até o momento. Em junho deste ano, o empreendimento registrou o pico de geração de empregos diretos desde o início das obras, somando 861 postos de trabalho no mês.
Kroma Energia
Com 17 anos de atuação no setor energético, a Kroma Energia possui atualmente um portfólio de 5,7 GW em projetos de geração renovável, entre usinas em operação e em desenvolvimento. Até 2026, a empresa prevê alcançar 476 MWp de capacidade instalada em operação na modalidade de Geração Centralizada (GC), consolidando sua expansão no mercado.