Empresa é reconhecida pela Valor Econômico e evidencia ganhos de eficiência e rentabilidade no último ano
A Kroma Energia integrou, pelo quarto ano consecutivo, a lista das mil maiores empresas do país, de acordo com o Anuário Valor 1000, elaborado pelo jornal Valor Econômico e que chegou a sua 25ª edição. O ranking da publicação foi divulgado nesta terça-feira (16/09), no portal do veículo de economia.
Com sede em Pernambuco e atuação no setor de energia elétrica, a Kroma alcançou resultados relevantes no último ano. Entre os principais avanços, destaca-se o crescimento do lucro líquido, que chegou a R$ 34,6 milhões em 2024, além da melhora da margem líquida, que passou para 3,2%. Esses indicadores reforçam a eficiência da gestão financeira e a capacidade da empresa em manter sua trajetória de consolidação no mercado nacional de energia.
Em comparação com outras empresas do setor na região Nordeste, a Kroma apresentou desempenho positivo em pontos estratégicos. O avanço no resultado líquido e a rentabilidade do patrimônio, que atingiu 2,3%, colocam a companhia em posição de destaque entre as comercializadoras independentes.
“Para nós, a presença contínua no Valor 1000 simboliza o reconhecimento da relevância da Kroma Energia no cenário empresarial brasileiro, reforçando o compromisso com a eficiência, a inovação e o crescimento sustentável” afirma Rodrigo Mello, CEO do Grupo Kroma.
Kroma Energia
Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua no desenvolvimento de projetos voltados à geração e comercialização de energia. Com uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a Kroma Energia foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.
Em 2024, a primeira comercializadora de energia do Nordeste, alcançou a marca de 2 GWm de volume comercializado e reuniu 800 clientes em sua carteira de comercialização. Além disso, gerou mais de R$ 77 milhões em economia para seus clientes, além de contribuir para a sustentabilidade, evitando que 22 mil toneladas de CO² fossem emitidas, o que equivale ao plantio de cerca de 156 mil árvores. Atualmente, administra um portfólio de mais de 100 MWm e atende mais de 600 unidades consumidoras.
A Kroma Energia possui um portfólio de 5,7 GW em projetos de geração renovável, entre ativos em operação e em desenvolvimento. Até 2026, a empresa prevê alcançar 476 MWp de capacidade instalada em operação na modalidade de Geração Centralizada (GC), consolidando sua expansão no mercado.
Além dos grandes projetos de GC, a Kroma também investe em Geração Distribuída (GD), que consiste na geração de energia próxima ao local de consumo, por meio de usinas de menor porte. O objetivo é possuir uma capacidade instalada de 20,2 MWp em operação até o final de 2025.